Cursos e Eventos

Nenhum curso ou evento agendado

Boletim Informativo

Lançado um novo modelo de aproveitamento do lixo urbano

A gigante empresa WEG de Jaraguá do Sul-SC idealizou um processo de gerar energia a partir de resíduos sólidos urbanos. Trata-se da construção de uma usina que faz gaseificação do lixo, com geração de 2,5 MW ou 5 MW de energia, a ser instalada nos aterros sanitários ou “lixões” dos Municípios. Com uma tecnologia totalmente nova, a WEG tem capacidade própria de instalar a usina e todos os seus componentes, como turbinas, transformadores e sistemas de automação e controle. As usinas serão entregues aos donos já em operação.

Segundo a empresa, esse processo seria ideal para Municípios que estejam na faixa de 100 mil a 130 mil habitantes, mas as usinas também podem ser combinadas para potências maiores, caso haja um volume maior de resíduos para isso. A energia será injetada na rede dentro das regras de cogestão, gerando uma receita contínua para a prefeitura, estimando-se um retorno do investimento total em 45 meses. O tempo de construção/instalação é de 10 a 12 meses.

Fonte: Jornal Valor, de 13/09/2019, Jornalista Camila Maia.

Comentário do Consultor: Tal iniciativa talvez seja uma forma de os municípios atenderem as exigências do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, criado em 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente, e também o Programa Lixão Zero, lançado em abril deste ano, com o objetivo de eliminar os lixões existentes e apoiar os municípios em soluções adequadas à recuperação energética dos resíduos.